domingo, 28 de março de 2010

Leituras para próxima aula, dia 31 de março

Caros alunos,
na próxima aula, dia 31 de março, iremos conversar sobre dois textos, um que diz respeito à noção de socialização (texto de Berger, "Como ser um membro da sociedade", disponibilizado no site) e o outro sobre identidade e cultura (Texto de Denys Cuché, tb disponibilizado no site). Não deixem de ler. São textos muito interessantes!!!
Ademais, continuaremos discutindo a questão dos trabalhos. Não deixem de se reunir para fazer um trabalho interessante e bem fundamentado!
Os que ainda não definiram o tema, devem fazer isso nesta semana, sem falta.
Eu e Daniel estamos à disposição para ajudar, tirar dúvidas....
até a próxima aula
´Keila

segunda-feira, 22 de março de 2010

Horário da avaliação - Parte da manhã

Caros,
a nossa avaliação acontecerá na quarta-feira pela manhã. À tarde, serão discutidos os trabalhos dos grupos e marcadas as datas para apresentação dos trabalhos.
Profª Keila

domingo, 21 de março de 2010

Avaliação quarta-feira, dia 24 de março

Caros alunos,
como sabem, teremos uma avaliação no dia 24 de março. Nela, textos indicados para leitura, filmes e discussões em sala de aula serão o conteúdo da avaliação. Qualquer dúvida, procurem a mim ou ao Daniel, monitor da disciplina.
Até lá,
Keila

quinta-feira, 11 de março de 2010

texto para a próxima aula


O texto para nossa próxima aula de EDS é "O impacto do conceito de cultural sobre o homem" - Clifford Geertz (está disponível no site da disciplina com o título do arquivo: A interpretação das culturas)
A leitura prévia às aulas é fundamental para que possamos discutir as idéias do autor e as implicações que elas trazem para pensar o ser humano como um ser cultural.
Boa leitura!!

Trabalho em grupo EDS

São as seguintes as orientações para o trabalho em grupo na disciplina EDS:
1. número de participantes: no máximo, 6 integrantes
2. os participantes deverão escolher, discutir e apresentar alguma questão social relacionada com ciência e tecnologia. Sugere-se, para isso, as perguntas: Qual a problemática? O que ocorre nesse grupo ou comunidade? Qual o impacto da tecnologia? O que a ciência e a tecnologia podem oferecer à sociedade em termos de alternativas de soluções de problemas? Como? Qual o papel da universidade diante das questões sociais?
3. será indicada pela professora, a partir da temática escolhida por cada grupo, literatura que auxilie pensar as questões levantadas.
4. cada grupo deverá elaborar um relatório sobre a temática e as questões implicadas e um blog que conte, por meio de fotos, vídeos, descrições e análises, como o grupo pensou a questão social em foco.
5. os grupos deverão apresentar, de acordo com o cronograma que será proposto pela professora, seu trabalho.
6. os trabalhos serão apresentados durante o mês de abril.
7. o trabalho será parte da avaliação feita na disciplina. Essa avaliação equivalerá a 50% do conceito do aluno.
Bom trabalho a tod@s!!!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Compromisso do profissional com a sociedade - Paulo Freire

As palavras de Paulo Freire, educador brasileiro que propus uma pedagogia nova, que levasse em conta a vida cotidiana dos oprimidos, são fundamentais para percebermos qual deve ser o nosso compromisso com a sociedade. Ciência e tecnologia não são dimensões descoladas das questões sociais. Pelo menos, não deveriam ser. Vamos ler o texto que está no link: http://www.cbvweb.com.br/O%20Compromisso%20do%20Profissional%20com%20a%20Sociedade.pdf

Depois de ler, poste um comentário.

Diversidade Cultural: essência do ser humano




A grande característica do ser humano é apresentar imensa diversidade cultural. As sociedades humanas apresentam valores, signos e significados, visão de mundo, organização política e econômica, organização de parentesco muito diversas. Saber reconhecer a diferença e o diferente, saber relacionar-se e respeitar o que é diferente e valorizar a diversidade cultural é algo a ser aprendido e colocado em prática.

entrevista com o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss

Boas Vindas!!!!

Sejam bem-vindos!!!
Este blog é nosso, no sentido de que ele nos servirá para aprendermos e ensinarmos questões relacionadas à estrutura e à dinâmica social. Poderemos conversar sobre questões do nosso cotidiano, relacionando-as com a teoria social.
Participe!!!

Minha lista de blogs

Universidade é:

Pesquisar este blog

Seguidores

Colaboradores