quinta-feira, 8 de abril de 2010

EXIBIÇÃO DO FILME ''O ENIGMA DE KASPAR HAUSER''

SEGUNDA 12/04 - 13h às 16h - sala 304
QUINTA 15/04 - 14h às 16h - sala 303.

14 comentários:

Unknown disse...

Achei o filme muito interessante. Mostra claramente como o homem não é "nada" sem a cultura. Simplesmente não conseguimos nem andar, nem falar, pensar, distinguir e compreender a realidade se não nos ensinam a fazer isto. Só não entendi direito o final do filme. Mas valeu!

Lucas disse...

O filme é muito interessante, mostra a inserção do homem na sociedade, o único problema foi que o dvd estava travando, mas o filme em si é muito bom.

Jacqueline disse...

gostei do filme... é interessante como o homem, sem estar inserido na cultura, tem uma atitude primitiva, que não sabe distinguir as coisas a não ser que seja ensinado.

Beatriz disse...

Também gostei muito do filme, ele é bem interessante. Mas o que mais me chamou a atenção foi ver como uma pessoa que cresceu totalmente fora de uma sociedade, passa a agir quando é inserido dentro de uma. Ele pensa e vê as coisas de um modo totalmente diferente dos outros que são "civilizados". Por exemplo, naquela parte do filme, onde um professor diz que a resposta que o Kaspar havia dado para o problema proposto não possuía LÓGICA alguma. Mas para mim, a resposta que o Kaspar deu, possuia bastante lógica e era muito mais simples do que a do professor, além de que com ela o problema seria resolvido muito mais facilmente. Mas mesmo assim, o professor não assumiu que a resposta do Kaspar podia ser válida, somente porque ele não podia aceitar que alguem "como o Kaspar" pudesse pensar sozinho em uma resposta tão inteligente.

André Moraes disse...

Gostei muito do filme e acredito que ele mostra claramente sobre a discussão que teve em sala sobre a ciencia querer explicar todo o comportamente humano por meio decarateres fiiológicos, principalmente no final do filme em que os legistas acreditam que os "problemas" de Kaspar são devidos a deformidade em seu cérebro e não a exclusão social que este sofreu.

Unknown disse...

Letícia
Adorei esse filme, ele mostra claramente a importancia da cultura para qualquer individuo, portanto a genetica tem um papel importante para nossa personalidade mais essa caracteristica tem muita influencia da cultura também.

Daniel Filho disse...

Para quem, assim como eu, não pode comparecer à exibição do filme, aqui vai uma forcinha...

http://www.youtube.com/watch?v=2m0GVRpl5dA

é a parte 1/11... dele você encontra as outras aprtes facilmente!

Espero ter sido de grande ajuda para alguns!!

Unknown disse...

Aqui tem outro link para o filme

http://www.megavideo.com/?d=7VNR64XW

Se quiserem fazer o download, é so substituir o megavideo por megaupload


=)

Unknown disse...

O filme mostra claramente como o homem é dependente de sua cultura, pois apesar dos fatores genéticos, esse somente não distigue-o de um ser com características animalescas como representado inicialmente por Kasper.

Heleno Linhares disse...

O filme esclareceu bem o debate que tivemos na aula sobre esse assunto, pois ele mostra que o Kaspar um homem que geneticamente era perfeito, só conseguiu se alimentar e fazer atividades que são básicas para nós, só quando as pessoas começaram a lhe ensinar, o que mostra a importância da socialização primária que tmabém já discutimos em aual. Então, o filme dá uma abordagem de como somos influênciados pela sociedade ao nosso redor.

Heleno Amorim Linhares Júnior

Felipe A. Cascales disse...

Assim como o Heleno disse, o filme representa o debate em sala. Apesar de Kaspar ter todos os genes biologicamente corretos, ele simplesmente não sabe agir em sociedade, justamente pela falta de socialização com as pessoas e de "cultura" (leia-se cultura aqui como a falta de entendimento a cerca de mecanismos culturais). É importante vê como que a falta de uma socialização básica com as pessoas (a chamada socialização primária) afeta o comportamento dele em comunidade e o desenvolvimento dele também, porque, na verdade, mesmo estando fora do calabouço em que estava, ele ainda vivia no mundo dele.

Unknown disse...

Esse filme é muito interessante ! Só é assustador quando nos dizem que é uma história verídica.

O fato de Kaspar não ter tido uma socialização e nem sequer nenhuma educação, torna-o num indivíduo totalmente exluido do mundo. E é muito interessante a reação dele a cada experiência nova que ele vive. Como a professora comentou rapidamente do filme em aula, o momento do primeiro contato dele com o fogo, a lágrima, a explosão de sentimentos. Tudo o que ele ainda não tinha presenciado. Dá para perceber que Kaspar, no momento que saiu do cativeiro, estava "nascendo", saindo da barriga da mãe.. naquele momento que Kaspar surgiu no mundo..

Achei interessante tamém a cena do professor de lógica. Eu concordo com a Beatriz, que a resposta que o Kaspar tinha dado ao professor possuía lógica sim ! Só não era a lógica aceita pelo professor.

No meio de tudo isso, achei legal ver que, apesar dos preconceitos, mau-olhares que o Kaspar recebia, haviam pessoas que cuidaram dele, que amaram e fizeram do Kaspar um ser humano digno.

Marina Noguchi

Unknown disse...

É muito legal ver nesse filme a importância da cultura e da convivência com as pessoas ao seu redor, do contato com a sociedade.

Ele tinha genes perfeitos, porém não sabia como agir na sociedade, como se portar e ele sofreu uma grande exclusão por parte da sociedade.

Concordo com os outros comentários que a parte da lógica foi uma das partes mais legais do filme, onde o professor não aceita a opinião de Kaspar, quando na verdade a lógica dele tinha sentido.

O filme nos mostra como ele tem uma visão diferente do mundo ao seu redor, da sociedade a qual ele foi inserido, e isso nos faz refletir no quanto sofremos influência por parte da sociedade em que vivemos.

Karoline Ariane Cassimiro

Unknown disse...

O filme é muito interessante , já o motivo que eles alegam por Kasper ser daquele jeito não tem nada de interessante. Resumir a maneira de como a pessoa é através de seu cerebelo não é a melhor maneira. Creio que fizeram isso mais pelo motivo de terem que dar uma explicação para o povo, que estava muito intrigado com a história dele. Queriam mostrar que ele não era uma pessoa "esquisita", apenas nasceu diferente.
Quando ele está na cidade, se ve que ele não tem nenhuma noção de nada! Só sabia falar as palavras que que ele tinha ouvido. Kasper não sabia nem distinguir um sonho da realidade. Não aprendeu nada de intereções sociais pq não viveu em sociedade. Uma parte bem interessante, é quando ele chora. Percebe-se que ele não tem expressão nenhuma externa, mas internamente ele , de uma certa forma, está sofrendo.
Sua inteligência também era diferente. Ele não tinha os vícios que os "humanos" tinham. Dá pra perceber isso na noção do tamanho do quarto que ele mora, de uma certa forma, a opinião dele é valida. Na parte da lógica, que ele cita a rã, também dá pra perceber como seu pensamento é diferenciado. Cada um tem a sua identidade, com o passar do tempo ela vai se alterando e tornando do jeito que é conveniente pra certa pessoa, mas sua cultura nunca pode ser alterada, pois cultura foi passando aos poucos, de tempo em tempo, pessoa em pessoa... quer dizer, pode ser alterada sim, mas não na mesma velocidade com que se pode alterar uma identidade.


Matheus Henrique

Minha lista de blogs

Universidade é:

Pesquisar este blog

Seguidores

Colaboradores