segunda-feira, 5 de abril de 2010

Identidade - Veja o vídeo!

http://www.youtube.com/watch?v=yKG8no8OKDg&feature=PlayList&p=D05154C0B0D5CD8B&playnext_from=PL&playnext=1&index=8

8 comentários:

Gabi G. Ribas disse...

Realmente, sempre digo que numa feira cultural de uma escola, que vai tratar do assunto, "os paises do mundo" a turminha que ficar com o Brasil vai ter muita dificuldade de representar o pais numa barraca, porque cada região tem seu aspecto e sua cultura apesar de sermos da mesma nacionalidade, então ficaria a duvida se colocaria na barraca o churrasco da regiao sul, o pao de queijo com doce de leite do sudeste, o vatapa do nordeste ou o açai do norte, assim como as roupas, costumes e musicas, o Brasil tem mtas caras...

Anônimo disse...

Lembro da obra de Rudyard Kipling, "O livro da Selva". Nele, o chamado menino-lobo tem problemas com sua identidade e aceitação em grupos. Ele não é aceito pelos lobos porque é menino. Também não é aceito pelos homens porque é lobo. Essa é a dificuldade que sofre não só o brasileiro mas os latino-americanos em geral. Alguns, por serem descendentes de italianos, japoneses ou alemães se consideram daquele grupo. Entretanto, se forem à Itália, Japão ou Alemanha não serão aceitos como iguais, mas estrangeiros, diferentes.

Portanto se eu sou, por exemplo, meio alemão e meio árabe, sou na verdade nenhum dos dois, mas com certeza sou brasileiro, pois brasileiro é aquele que é um pouco de cada povo e cultura.

Eduardo Oliveira

Bruna Cabreira de Oliveira disse...

Ao mesmo tempo que esse curta mostra o lado bonito do Brasil: toda essa diversidade de cores, origens, estilos, também é contraditório que ainda haja tanta discriminação dentro no nosso próprio país! Não faz sentido algum! A pessoa que discrimina muitas vezes nem sabe (ou fingi) que tem a mesma origem que uma pessoa que aparentemente não tem nada a ver com ela. Um dos motivos do Brasil ser tão belo e único é essa diversidade de gente! E isso é muito valorizado internacionalmente, tanto para o bem quanto para o mal. Certa vez eu li uma reportagem que dizia que documentos roubados de brasileiros lá fora era muito cobiçado, pois a pessoa poderia ser de qualquer etnia (branco, negro, amarelo, etc), mas por estar escrito brasileiro no papel, ninguém desconfia, afinal no Brasil tem de tudo neh!!

D.A.V. disse...

No vídeo “Identidade” de Fernando Meirelles nota-se a miscigenação que houve na formação da papulação brasileira. O interessante é que a identidade do brasileiro para as pessoas dos outros países é o fato dele não ter identidade. Enquanto que no Brasil cada um atribui a sua identidade de acordo com o seu fenótipo como é o caso, por exemplo, do “alemão”, “japonês” e do “negão”, apesar da grande mistura do seu genótipo. Eu, por exemplo, tive a curiosidade de saber um pouco da árvore genealógica da minha família e pude perceber que há pelo menos quatro ascendências, alemã, italiana, turca, indígena e espanhola. Para mim é mais fácil dizer para as pessoas que sou brasileiro do que enumerar todas elas.

Rafael Bentim disse...

A questão da identidade brasileira é algo que pode ser discutido em muitos campos de estudo, como por exemplo, na questão racial e dos preconceitos que são resultados negativos da diversidade cultural. Muitas vezes escuto pessoas falando que descendem de europeus e isso é visto como algo superior em relação aos que não tem raízes européias. Isso pode parecer banal, porém se pensarmos um pouco mais nessa questão, podemos identificar que o preconceito sofrido por nordestinos quando vem para São Paulo em busca de melhor qualidade de vida está sustentada por essa idéia de que os povos descendentes de italianos, alemães são superiores do que os "mais" brasileiros. Acho que o grande desafio do povo brasileiro e principalmente do político brasileiro é a convivência e o entendimento do diferente, pois a identidade do brasileiro é justamente o resultado da diversidade sócio-cultural.

Rafael Bentim

Alexandre dos Santos disse...

De acordo com o texto e o vídeo, evidenciamos aquilo que é presente no o Brasil: a diferença entre culturas.
Esta diversidade de culturas presente no nosso país pode ser vista como uma ameaça, ou como uma oportunidade que alcança novos horizontes sobre a dimensão humana. Pode ser lida também como um foco de tensões e conflitos ou até mesmo como uma fonte estimulante de descobertas.

Obrigado pela atenção,
Alexandre Paiva V. dos Santos

Jacqueline Ramos disse...

È difícil num país como o Brasil falar da sua identidade e definir a sua cultura com certeza. Você pode falar “ah, eu sou descendente de italiano e português...”, mas do que adianta falar isso? Isso demonstra um ar de superioridade e parece que se você não tem ascendência estrangeira, você é simplesmente brasileiro. Mas mistura de nacionalidades que nem a nossa penso que não existe.
De acordo com o vídeo, você é um fruto de nacionalidades e acaba sendo um ninguém porque não é possível definir ao certo o que se é (acaba sendo um ninguém). Mas é daí que se define o que se é realmente: brasileiro! Nossa população tem uma miscigenação com suas raízes na colonização; e foi dessa mistura de identidade, que surgiu o nosso povo, adaptando, utilizando e fazendo nossas coisas de outras culturas para a nossa, e criando essa identidade, bem diferente.

Grupo EDS disse...

Sabe-se que o Homem não exite sem Cultura, mas que a Cultura não existe sem o Homem, logo podemos associar a Cultura a questão da identidade desse Homem. O grande número de variantes culturais deve-se ao fato de que as pessoas migram e levam consigo suas tradições, costumes, ideias, etc, toda a informação que diz o que ela é, já que identificamos todos conforme suas práticas diárias, ex. Uma história verídica mostrada no filme “Quase Deuses” em que um personagem negro nos Estados Unidos trabalhava como carpinteiro e por demostrar suas habilidades para manusear objetos com extrema precisão foi contratado para assistente de um famoso médico cirurgião cardíaco. Este rapaz trabalhou por muitos anos com este médico sendo lhe proporcionado um grande acúmulo de experiência. Produziu ferramentas mais precisas e eficientes para cirurgias, sendo que juntos eles resolveram um grande problema que na época era dado como incurável e letal, este problema era caracterizado pela insuficiência na oxigenação do sangue de muitas crianças, tornando sua coloração azulada devido ao sangue venoso. Assim, simularam e curaram com sucesso a doença em cachorros, logo aplicaram a mesma técnica com sucesso em um bebê e mais dezenas dessas também com sucesso. Somente o médico famoso foi reconhecido por tal feito pois seu assistente não era oficialmente médico, ou seja, não tinha o diploma. Somente após muitos anos que lhe foi reconhecido o cargo como médico.

Renan Jim Urata - Renan.Jim@gmail.com

Minha lista de blogs

Universidade é:

Pesquisar este blog

Seguidores

Colaboradores