segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sobre sexualidade: a biologia e a cultura

Caros,
na última aula, houve uma breve discussão sobre o fato de que o comportamento humano não é determinado pela genética, como acontece com os outros animais. Especificamente, a questão da sexualidade humana foi ressaltada, especialmente no que se refere à homossexualidade. Alguns estudos apontam a homossexualidade como algo geneticamente dado. No entanto, esses estudos são veemente rebatidos por cientistas sociais, biólogos e geneticistas que entendem que não há uma determinação genética para o comportamento humano, nem mesmo o sexual.
Proponho que leiamos um texto bastante interessante que trata dessa questão e que pode nos auxiliar a pensar melhor sobre essas questões:
http://www.cchla.ufrn.br/bagoas/v01n01bagoas01.pdf#page=61

É importante alimentarmos a discussão com base teórica. Por isso, sugiro que leiam o texto para que continuemos nossa discussão em sala.
Keila

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara professora,
ao meu ver e pelo que me lembro a discussão deu-se devido ao fato de muitas pessoas considerarem que a genética tem seu percentual (não mensurável) de influência em um ser vivo, inclusive o ser humano.

Rede Projetos EJA disse...

Penso que anonimato não é algo que caiba numa relação que visa a educação formal, o questionamento, com respeito, e a discussão fundamentada. Não tenho problema nenhum em discutir os assuntos, mas com uma pessoa que não se identifica, não vejo razão para fazê-lo.

Minha lista de blogs

Universidade é:

Pesquisar este blog

Seguidores

Colaboradores